Slow love: saiba o que significa essa nova forma de se relacionar

ago 01 2024

COMPARTILHE:
Facebook

Twitter

Pinterest

Você sabe o que é “slow love”? “Slow love” é uma expressão utilizada para definir o ritmo mais lento que as pessoas têm levado para se envolverem emocionalmente com seus parceiros. 

O termo foi cunhado pela antropóloga norte-americana, Helen Fisher, como contam Isabelle Moreira Lima e Laura Capelhuchnik, em artigo na Revista Gama. 

O que mudou

O “slow love” é uma das manifestações das mudanças que ocorreram nos últimos anos nas formas de amar. Ele acontece por diversas razões, como: 

>>O uso das tecnologias, que mudou o contato entre as pessoas; 

>>O empoderamento das mulheres, que passaram a desejar o estabelecimento de uma carreira antes do casamento e construção da família; 

>>O maior tempo que as pessoas passam morando com os pais; baixos salários e desemprego, entre outros. 

Todos são fatores que adiam a construção de uma relação, mas que também permitem que as pessoas se conheçam melhor antes de instituírem suas vidas conjugais e familiares. 

E o sexo?

Junto do “slow love” também há o “fast sex”, que é um outro resultado da mudança da sociedade, como o empoderamento da liberdade sexual e o interesse em conhecer melhor as pessoas antes de um casamento, seja ele no papel ou não. 

Junto de todas essas questões, há também as novas formas de se relacionar, como o poliamor, trisais, relacionamentos abertos e demais maneiras de construir relações. 

O “slow love” é um caminho de transformação e é preciso estar atento e aberto para as maneiras que podem nos fazer bem quando o assunto é amar.