PrEP e PEP: conheça essas formas de prevenção contra o HIV

ago 05 2024

COMPARTILHE:
Facebook

Twitter

Pinterest

Você sabe o que são PrEP e PEP? Ambas são formas de prevenção contra o HIV! PrEP significa Profilaxia Pré-Exposição e PEP significa Profilaxia Pós-Exposição. Os nomes são claros. 

PREP

A PrEP deve ser utilizada antes da exposição ao HIV e consiste em um comprimido diário que tem duas medicações: tenofovir e entricibabina. Suas principais indicações são para pessoas que se expõe mais ao vírus, como profissionais do sexo e casais sorodiferentes, que são os casais em que uma das pessoas vive com o HIV e a outra não. 

Vale lembrar que a PrEP é válida para prevenção do contágio apenas pelo HIV e não das outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e gonorréia, por exemplo. Por isso, combinar a prevenção com a camisinha é uma ótima forma de evitar os demais contágios. 

PEP

Já a PEP é um último recurso para quem foi exposto ao vírus. Sua aplicação deve começar em até 72h após a exposição e dura 30 dias, com a ingestão diária de três medicações, que são o tenofovir, a lamivudina e o dolutegravir. 

Tanto a PrEP quanto a PEP são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS. No site da Prefeitura de Belo Horizonte você encontra todas as informações sobre os centros de testagem e atendimentos para o uso da PrEP e PEP aqui em Belo Horizonte.

Lembre-se: cuidar-se é um ato de amor consigo e com o outro!