5 hábitos para aumentar a sua produtividade no home office

ago 01 2024

COMPARTILHE:
Facebook

Twitter

Pinterest

O “home office” é uma realidade que se intensificou no período da pandemia e que se estabeleceu como uma nova forma de trabalhar para muitos profissionais. Apesar de cada vez mais comum, ainda há muitas pessoas que enfrentam desafios na hora de se adaptar a esta modalidade de trabalho. 

Abaixo você confere 5 atitudes que vão te manter mais produtivo e saudável no home office: 

1-Separe o modo “home” do modo “office”! 

É importante criar limites e associações que façam sua mente e corpo perceberem o que é casa e o que é trabalho. Escolher um ambiente tranquilo e prepará-lo para o trabalho é interessante, assim como acordar e se arrumar para o início do turno também ajuda. 

2-Crie metas atingíveis! 

É fácil misturar metas de trabalho e de casa durante o home office, assim como é comum criar listas quilométricas do que é preciso ser feito. Não adianta prever 20 coisas para fazer no dia se você não conseguirá. Isso o deixará frustrado. Seja realista sobre suas possibilidades. Prever 5 coisas para um dia e conseguir fazer as 5 (ou até mais) será muito mais animador. 

3-Faça pausas! 

No trabalho você interrompe suas atividades para um café, para uma reunião, para beber uma água ou mesmo para discutir um assunto com um colega. Em casa é mais fácil mergulhar no trabalho e se esquecer do tempo. Faça pausas, respire e, se preciso, programe o despertador para determinados períodos de tempo para lembrá-lo disso. Ah, e nada de almoçar trabalhando. Respeite também os momentos das refeições. 

4-Cuidado com distrações!

Em casa o número de distrações é muito maior do que no ambiente de trabalho. Tente se afastar delas ou deixá-las para os momentos das pausas que falamos acima. Nada te impede de fazer um carinho no seu filho ou mesmo de checar as redes sociais quando for beber um copo d’água. 

5-Mantenha contato com os seus colegas!

Tente ligar e fazer chamadas de vídeo para criar uma relação mais parecida com o ambiente de trabalho, não se limitando apenas a e-mails e mensagens.  

Experimente! Depois conte aqui nos comentários quais foram os resultados.